quarta-feira, 15 de março de 2017

a missão do papagaio



Conta-se que o rei dos pássaros deixou cair no centro da China uma pluma esplêndida. A radiância das suas cores irisadas atraiu cem mil pássaros dos quatro cantos do mundo, eram tão numerosos que encobriam a lua e o peixe, as nuvens e o sol. Sabiam que a fortaleza de seu rei estava no Káf, a montanha circular que rodeia a Terra. Empreenderam a quase infinita aventura, superaram sete vales, outros tantos mares; o nome do penúltimo era vertigem, o ultimo se chamava aniquilação. Muitos peregrinos desertaram, alguns pereceram. Trinta purificados pelos trabalhos chegaram à montanha real e pisaram a soleira do palácio de cristal polido.
Enfim, contemplaram.
Aquele sobre o qual recai um encontro afortunado adquire imediatamente a posse de cem segredos, o sentido misterioso das coisas. No mesmo instante, aqueles bem-aventurados aprenderam a linguagem dos pássaros e foram cumulados de todos os bens. Asseguram as tradições que tal ciência possibilita conhecer a si mesmo, ao mundo e às criaturas na proporção que mantêm entre si, e também com sua essência ou origem. Foram informados que deveriam instruir a humanidade nesta língua tão antiga que mais parece canto, música, dança, e a sua expressão mais pura: o número.
Estavam em êxtase quando o monarca retirou os noventa e nove véus do seu rosto deslumbrante como o sol, produzindo incontáveis sombras sobre a terra. Depois, lançando um olhar sobre cada uma dessas puras sombras, desprendeu-se delas, deixando-as no mundo, e cada uma deu nascimento a um pássaro: poupa, lavadeira, papagaio, falcão, codorna, pavão, faisão, rola, pomba, rouxinol, pintassilgo, pato... Puderam compreender como as diferentes espécies de pássaros que vivem no mundo não são mais que a sombra desta presença, descobriram assim que se deve admirar com inteligência o mistério, mas divulgá-lo com mais sutileza ainda.
A poupa, líder e guia dos viajantes, foi quem primeiro percebeu que não há olho susceptível de admirar esta beleza, nem mente para compreendê-la, pois ela não se deixa aproximar como às belezas temporais. Porém, tamanha é a bondade do rei dos pássaros, que ele fez um espelho para refleti-la: o espelho é o coração. E por isto o coração deve ser um espelho resplendente e profundo, bastará olhar e ver aí sua imagem. E também por isto é que a linguagem dos anjos é mais facilmente aprendida pelos bebês, os loucos, os amantes e os poetas.
Então chegou a hora da poupa incumbir o papagaio da sua missão junto aos homens e mulheres habitantes das cidades. O papagaio vestia um traje verde como pistache e usava um colar de reluzente ouro em seu pescoço, comparado a seu fascínio, o gavião não era mais que um mosquito, por toda a parte o manto verde das florestas refletia o brilho de suas plumas.
― Ó poupa, os homens têm a alma vil e o coração de aço. Vão trancar-me numa gaiola de ferro, amarrar-me a correntes, cortar minhas asas e serrar meu bico. Tão gracioso sou, livre de suas perseguições!
― O cativeiro é duro com todos, principalmente com os espíritos verdadeiramente livres, mas não te enganes: quem deve aprender é o mais forte. Só poderás quebrar as cadeias do teu senhor quando ele estiver livre da escravidão que te impôs.
― As cidades dos homens são como desertos para quem se acostumou com a doçura dos frutos, a brandura da sombra das árvores, a felicidade de migrar em bando junto aos seus irmãos.
― Busca, papagaio, a água da vida e não percas a alegria dos caminhos. Põe-te em marcha, porque não terás a amêndoa, terás somente a casca. Age como o amante, renuncia à tua alma para procurar o coração do amado.
― E como farei eu, triste e cativo, para derrubar os muros de almas tão empedernidas que prendem os nascidos para voar e embelezar os céus?
― Repetirás as palavras que eles mesmos dizem, mas das quais são incapazes de escutar o verdadeiro sentido. Considera o todo, busca o todo, escolhe o todo, vê o todo.


2 comentários:

Anônimo disse...

Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

Anônimo disse...

QUE TEXTO LINDO... PASMA