sexta-feira, 23 de março de 2012

ARE YOU A BANDEIRANTE MAN?





No dia 28 de outubro de 1978, o presidente general Ernesto Geisel inaugurou a rodovia BANDEIRANTES. É por ela que se chega a São Pedro, cidade premiada pela ONU e UNESCO como lugar de bem estar e excelência. Não há criança fora da escola, ou que tenha a saúde desassistida.
Portugal perdeu, em 1580, três reis na batalha de Alcacer´quibir. Desfirmado na dinastia de AVIS, re-fundiu-se à Espanha.
Por aqui, os BANDEIRANTES aproveitaram a ocasião para avançar o Tratado de Tordesilhas (vi o documento na MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO). Esticaram pelo Mato Grosso, dobraram no Acre e estabeleceram o paraíso na Amazônia. Fronteiras externas e povoamento do interior do país com seu passeado irritado. São Os paulistas de Gilberto Freyre, os tropeiros da CISPLATINA. Fernão Dias, as esmeraldas. MINAS GERAIS e o barroco: tortuoso, insistente, declamativo. Argúcia de explorador e insanidade de entendimento. Wissenschaft.
Are you a BANDEIRANTE man?
Muita força, muita morte. foram a PARIS buscar putas para as cidades que fundavam. Bons propósitos com o máximo da vilania. Entender a natureza do lado em que a gente a domina.
Desde a idade trevosa das capitanias, da face que a Europa espia, vieram gentes, tendências e formações: portugueses, italianos, franceses, alemães, holligans... Brasa, Brás. O bon vivant , sendo mulher ou homem, vive na corte. Hoje é BRASÍLIA. Já se chamou Rio de Janeiro. Deste tempo vive de lembranças a Bahia. O desespero das infindáveis terras hereditárias: dava asco tamanha vastidão. E a Inquisição replicando ética.
Are you a BANDEIRANTE man?
Há ainda coisas imponderáveis, pex. a queda para o conservador, que faz suportar Salazar e outras ditaduras longevas. O paulista é só mais um tipo estúpido de humano: odeia a origem e refunda a geografia em cidades imaginárias.

Um comentário:

angela disse...

como muitos, como muitos...