segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sumérios, egípcios, Gutenberg, Amazon e nós!




Imagine!

Eu estava lendo o Estadão de domindo (4/9/11) e pensei: Imagine os sumérios tendo que parar de desenhar sua impecável caligrafia nos tablets (de argila, claro!). E os escribas egípcios, tendo que largar mão de escrever no papiro?

Segundo o jornal, uma pesquisa realizada no Colégio Humboldt com 241 estudantes e mais alunos do Dante e de outras escolas concluiu que quase todos os adolescentes têm tablets (não de argila, claro!) e lêem e-books, mas ainda preferem livros de papel. Júlia, de 15 anos, completa: “tenho prazer em ver a prateleira cheia de livros”.

Entendo, Júlia, me identifico totalmente. Mas acho que somos a excessão. Hoje e no futuro esse desejo de “estante” se tornará completamente extinto, tão difícil de entender quanto o desejo de Cleópatra que era guardar “O Livro dos Mortos” em rolos de papiro, imagino.

Sou escritora. Gosto de pensar que produzo literatura e não livros, assim como um músico produz música e não CDs ou discos de vinil.

Mas a evolução/revolução na tecnologia do lápis e papel já começou e é inevitável. Ou continua. Johannes Gutenberg, por volta de 1439, inventou a prensa móvel (um protótipo da tecnologia moderna de impressão de livros). Imagine o escarcéu que causou entre os monges que passavam as suas vidas enclausurados nos mosteiros copiando livros! Eles imprimiam com sua letra rebuscada uma personalidade única aos escritos. Isso sim cai bem no conceito de fim do livro objeto.

Mas o passado deve ser conhecido para trazer luz ao presente e para diminuir o nosso saudosismo e sensação de iminência do apocalipse: o fim do livro, o fim dos leitores “de qualidade” e todas sorte de aberrações medievais que circulam na modernidade.

A verdade é simples e crua: a tecnologia vai resolver a questão da deterioração do livro eletrônico, da documentalização, da acomodação do aparelho visual `a tela durante a leitura... Tudo.

Certeza.

Nós, uma das últimas “gerações de papel” morreremos e as pessoas vão esquecer os livros como esqueceram os compact disks, as fitas K7, as tábuas de argila e os papiros. Inexorável.


Esse post está no meu blog, e tem mais. Visite: ensaiosobreleitura.blogspot.com

2 comentários:

angela disse...

Boa reflexão e me sucedeu pensamentos otimistas. Quem sabe não teremos uma somatória como aconteceu com o Teatro, Filmes, TV e videos?
beijo

Nina Maniçoba Ferraz disse...

Oi, Angela! Adorei o seu comentário, mas infelizmente não acredito que vai ser assim, num futuro mais distante. Embora eu ame o livro, é um objeto, é só um veículo. Teatro, filme, TV e "vídeos" não são veículos, são linguagens. Por exemplo, ver um filme em tape, foi substituído por DVD e hoje já se baixa direto da TV ou da internet, sem suporte físico evidente. A literatura originalmente é de transmissão oral, tanto que Sócrates via a palavra escrita com desconfiança, ele só confiava no diálogo como transmissão da ideia. Foi tão bom vc ter dito isso que vou complementar meu texto lá no meu blog. Se quiser continuar comentando, adoro esse diálogo: ensaiosobreleitura.blogspot.com Valeu! bjs